- Área: 2700 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Anders Sune Berg
-
Fabricantes: DFW Europe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeiro, o túmulo é levado do carro a um ambiente tranquilo para o último adeus. Espaço onde os amigos e familiares dos falecidos tem a opção de ver o túmulo e observar a cremação através de uma janela na sala de caldeira. Com um pé-direito de doze metros, esta sala se inunda com a luz natural; as paredes de alvenaria e os pisos de granito estão iluminados durante todo o dia por meio das janelas situadas no alto dos telhados, que fazem frente aos bosques.
O crematório foi projetado levando em conta as pessoas que ali trabalham. A nova sala de caldeira cria um bom clima interior oferecendo melhores condições de trabalho e ao mesmo tempo um ambiente digno para os familiares dos falecidos. Os usuários do espaço são capazes de desfrutar a luz conforme ela se altera ao longo do dia e ano. A luz quente é refletida nas paredes e se move por um teto longo e ondulado.
A partir do exterior, o volume do edifício é longo e baixo, sendo que a alta sala de caldeira está no centro do complexo e inserida na base, assim a construção possui uma escala acessível e humana. Situado num terreno de 50000 m², o crematório encontra-se junto a jardins daneses históricos, o Kærup Gods.
O Crematório de Rinsted foi construído para cumprir com as novas normas de purificação de gases de combustão e substitui oito ex-crematórios na região. O desenho enfatiza a flexibilidade, levando em consideração a função e os espaços não religiosos com o objetivo de acomodar, com delicadeza, todos os tipos de reuniões comemorativas. No futuro, os terrenos circundantes funcionarão como um cemitério de forma que as famílias poderão recolher a urna do crematório para que seja enterrada num cemitério.